Especialidades

 
 
 
logo_icon
 
Área da Medicina Dentária destinada a:
Reconstrução dentária por lesões de carie, traumatismos com fratura e também e Reabilitação estética de malformações dentarias de forma, textura ou coloração,
Através de técnicas minimamente invasivas diretas ou indiretas e materiais capazes de imitar todas as características dentarias especificas de dentes decíduos, dentes definitivos jovens ou menos jovens.
Em qualquer das situações a Dentisteria permite que os dentes recuperem as suas funções estéticas, anatómicas e funcionais.

 
 
 
 
logo_icon
 
O seu objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
Extrações de dentes irrecuperáveis, destruídos por carie ou por traumatismos
Extrações de dentes que não fizeram a sua erupção total ou parcialmente nas arcadas dentárias
Extração de dentes supranumerários
Extrações por motivos ortodônticos, para ganhar espaço nas arcadas dentárias
Remoção de quistos e de lesões das partes moles (gengivas, língua, mucosas orais).
Remoção de lesões quísticas especificas, ao nível das raízes dentárias, as apicectomias, em que é removida a lesão e o terço apical da raiz por ser a zona onde se podem encontrar microrganismos patogénicos
Cirurgia preprotetica para correções do rebordo ósseo dos maxilares ou de formações ósseas anormais
 
 
 
 

ENDODONTIA

 

“tratamento de canal, desvitalização…”

 
logo_icon
 
Quando a sintomatologia dentária dolorosa espontânea não se atenua ou desaparece e se associa dor ao toque ou por pressão, seja porque esse dente apresenta lesão de carie ou sofreu um traumatismo com ou sem fratura, isso significa que estamos perante um quadro inflamatório irreversível da polpa dentária ou seja o conteúdo dentro do canal da raiz ou das raízes vulgarmente conhecido como “ o nervo”.
A endodontia (tratamento de canal) além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente, salva e mantém o dente evitando complicações e, em conjunto com a posterior, reconstrução, devolve ao dente sua função mastigatória.
Apesar de qualquer medico estar apto para efetuar estes tratamentos, há especialistas que se dedicam essencialmente a esta área.

Na Clinica Amorim, qualquer dos médicos está apto a atuar inicialmente, eliminando os sinais e sintomas, sendo o posterior tratamento concluído por um especialista.

 
 
 
 

PERIODONTOLOGIA

 
logo_icon
 
Área da Medicina Dentária que se ocupa das patologias do periodonto, o sistema responsável pelo suporte dos dentes, constituído por gengiva, osso alveolar, ligamentos e fibras diversas que envolvem a raiz e atuam como amortecedores sob o efeito das forças mastigatórias.
Devido a condições pessoais especificas como algumas situações patológicas locais ou sistémicas, hábitos pouco saudáveis (tabagismo), posicionamentos dentários anormais e se a isso se associam hábitos de higiene inadequados ou insuficientes, este sistema de sustentação pode ser posto em causa.
Inicialmente surge a inflamação das gengivas resultando em hemorragias gengivais e mau hálito. Se não identificadas e tratadas podem evoluir para periodontites, perdas ósseas, destruição de ligamentos e movimentação dos dentes, culminando na perda destes
A Periodontologia tem por competência, observar, diagnosticar. tratar e controlar a doença recorrendo a técnicas de remoção do tártaro infragengival para melhorar a condição dos tecidos locais quando ainda recuperáveis ou recorrendo a técnicas mais avançadas promovendo a regeneração guiada dos tecidos perdidos ou repondo a partir enxertos ósseos
periodontologia
 
 
 
 

REABILITAÇÃO PROTETICA ou PROSTODONTIA

 
logo_icon
 
A perda dentária pode ser parcial mais ou menos numerosa ou total e a reabilitação das peças dentarias perdidas é fundamental sob vários aspeitos:
Funcional permitindo a mastigação e a fonética
Estética contribuindo para repor a autoestima pessoal, melhorando os contactos interpessoais.
Essa reabilitação pode ser feita através de:
 
  • PARCIAIS REMOVIVEIS ESQUELETICAS

  • PROTESES PARCIAIS REMOVIVEIS ACRÍLICAS

  • PROTESES TOTAIS ACRÍLICAS

  • PROTESES FIXAS UNITARIAS: COROAS

  • PROTESES FIXAS COM MAIS DE TRES DENTE: PONTES

  • PROTESES REMOVIVEIS OU FIXAS: IMPLANTOSUPORTADAS
 
 
A CLINICAMORIM depois de avaliar a situação clinica do paciente apresenta as soluções possíveis e esclarece sobre todos os pormenores para que o paciente faça uma escolha informada.
 
 
 
 
 
 
 
Próteses acrílicas que atualmente apresentam novos tipos, as próteses flexíveis, especialmente indicadas para as pessoas com dificuldade de adaptação às acrílicas convencionais porque a elas se associam: conforto, menor irritação gengival a par de uma excelente eficácia mastigatória

Próteses esqueléticas

 
próteses esqueléticas
 
Próteses fixas unitárias – as coroas- ou com mais de um dente unidos entre si- as pontes
 
Dento suportadas ou implanto suportadas
 
Próteses totais hibridas, próteses totais acrílicas que podem ser suportadas por alguns implantes, aparafusadas ou simplesmente encaixadas nestes
 
 
 
 

ORTODONTIA

 
logo_icon
 
A Ortodontia é a área da medicina dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes que não se articulam de maneira harmoniosa, devido à má posição destes e dos maxilares.
O início do tratamento dá-se através de um estudo que envolve a análise cefalométrica da radiografia de perfil, análise dos modelos da boca, análise das fotografias e da história clínica.
Decidir qual o tratamento mais adequado requer um estudo individualizado e completo avaliando a estrutura óssea e dentária, tendo sempre atenção às necessidades e expectativas do paciente.
Um bom alinhamento dentário permite uma relação correta entre as arcadas, obtendo-se um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.
Com a CLINICAMORIM colaboram especialistas que possibilitam uma oferta muito completa quanto a tipos de ortodontia:
INTERCETIVA- indicada para dentição decídua ou mista e destinada a corrigir perturbações precoces, bem como a erradicação e reeducação em casos de hábitos nocivos como roer unhas, utilização de chupeta, sucção do polegar ou do lábio, ou expansão do paladar, reduzir as consequências de respiração oral, expansão do palato…
Importante que as crianças sejam observadas entre os 4 e os 5 anos ou pelo menos entre os 7 e os 8 anos
CORRETIVA – idade jovem e adultos quando existe uma ma oclusão com perturbações funcionais e estéticas
Pode ser realizada através de aparelhos removíveis e aparelhos fixos, sendo mais frequente a aplicação estes últimos.
INVISÍVEL- INVISIALIGN, efetuada a partir de moldeiras transparentes e removíveis que se substituem todas as semanas. Esta, têm asvantagem de permitir uma higiene dentária correta, serem invisíveis e poderem ser retirados em situações sociais ou profissionais exigentes.

ORTODONTIA RÁPIDA

 
 
ortodontia
 
 
 
ORTODONTIA RÁPIDA - 6 A 9 meses – GENIOVA

Um misto de brackets, moldeiras transparentes removíveis e férolas. Estas, têm as vantagens de permitir uma higiene dentária correta, de serem parcialmente invisíveis e de poderem ser retiradAs em situações, sociais ou profissionais, exigentes.

 
 
 
 
 
 

HIGIENE ORAL

 
logo_icon
 
A Higiene Oral é a área da Medicina Dentária que se dedica à remoção de placa bacteriana e tártaro, remoção de manchas exteriores, alisamento radicular, polimento de dentes, aplicação de selantes de fissura, aplicação de dessensibilizantes, aplicação e remoção de pensos periodontais e educação para a saúde oral. Trata-se de uma área de intervenção dirigida ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais tendo um papel determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras áreas de intervenção. Neste âmbito, salientamos também a sua vertente pedagógica que através do ensino e demonstração de técnicas específicas contribui para a melhoria da saúde oral. Uma boa higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral, caracterizando-se pela correta eliminação dos resíduos alimentares e impossibilitando a fixação nos dentes e nas gengivas de um conjunto de bactérias que, se não removidas, darão origem à formação de placa bacteriana e tártaro, as principais causas de cáries e doenças periodontais.
 
 

OUTROS SERVIÇOS

 
logo_icon
 
 

HEMATOLOGIA CLÍNICA

 
hematologia clínica
 
 
 

NUTRIÇÃO CLÍNICA

 
nutrição clínica
 
 
 

PSICOLOGIA CLÍNICA

 
psicologia clínica
 
 
 
 
 

TERAPIA DA FALA

 
terapia da fala
 
 
 
COACHING
 
 
 
 

CLÍNICA GERAL

 
clínica geral